ATIVIDADE DE SOCILOGIA 2ª e 3º SÉRIES
EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA
A cultura também pode ser definida como o
comportamento por meio da aprendizagem social. Essa dinâmica faz dela uma
poderosa ferramenta para a sobrevivência humana e tornou-se o foco central da
antropologia desde os estudos do britânico Edward Tylor (1832-1917). Segundo
ele:
"A
cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a
moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos
pelo homem como membro da sociedade".
1. (Enem 2014) Parecer CNE/CP nº 3/2004,
que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação,
à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações
afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de
atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial
— descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de
asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que
todos igualmente tenham seus direitos garantidos.
(BRASIL. Conselho Nacional de Educação.
Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013).
A orientação adotada por
esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão
social a
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.
2. (Enem 2013) Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
(ROSS, A. “Na máquina do tempo”. Época, ed.
766, 28 jan. 2013.)
A dimensão política da
transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:
a) ampliação da noção de cidadania.
b) reformulação de concepções religiosas.
c) manutenção de ideologias conservadoras.
d) implantação de cotas nas listas partidárias.
e) alteração da composição étnica da população.
a) ampliação da noção de cidadania.
b) reformulação de concepções religiosas.
c) manutenção de ideologias conservadoras.
d) implantação de cotas nas listas partidárias.
e) alteração da composição étnica da população.
3. (Enem 2014) No
Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da
proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros
urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam
nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em
cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que
promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização
da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de
Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o
filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes,
difundia a moda pelo restante do país.
(DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e
o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005).
A presença da cultura
hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) reprodução da cultura musical norte-americana.
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) reprodução da cultura musical norte-americana.
BOM ESTUDO! SUCESSO.
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