GEOGRAFIA 3º SÉRIE NOTURNO




1. FAÇA A LEITURA DO TEXTO:
CARTOGRAFIA


cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. Essa área do conhecimento é de extrema utilidade não só para os estudos em Geografia, mas também em outros campos, como a História e a Sociologia, pois, afinal, os mapas são formas de linguagem para expressar uma dada realidade.
Existem, dessa forma, alguns conceitos básicos de Cartografia que nos permitem entender os elementos dessa área de estudos com uma maior facilidade. Saber, por exemplo, noções como as de escala, legenda e projeções auxilia-nos a identificar com mais facilidade as informações de um mapa e as formas utilizadas para elaborá-lo.
Confira, a seguir, um resumo dos principais conceitos da Cartografia:
Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico. Um mapa temático, por sua vez, é uma representação de um espaço realizada a partir de uma determinada perspectiva ou tema, que pode variar entre indicadores sociais, naturais e outros.
Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
Croqui – é um esboço cartográfico de uma determinada área ou, em outras palavras, um mapa produzido sem escala e sem os procedimentos padrões na sua elaboração, servindo apenas para a obtenção de informações gerais de uma área.
Escala – é a proporção entre a área real e a sua representação em um mapa. Geralmente, aparece designada nos próprios mapas na forma numérica e/ou na forma gráfica.
Legenda – é a utilização de símbolos em mapas para definir algumas representações e está sempre presente em mapas temáticos. Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros.
Orientação – é a determinação de ao menos um dos pontos cardeais, importante para representar a direção da área de um mapa. Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS.
Projeções Cartográficas – são o sistema de representação da Terra, que é geoide e quase arredondada, em um plano, de forma que sempre haverá distorções. No sistema de projeções cartográficas, utiliza-se a melhor estratégia para definir quais serão as alterações entre o real e a representação cartográfica com base no tipo de mapa a ser produzido.
O dicionário Priberam define cartografia como a “arte de traçar mapas geográficos ou topográficos” 1. Porém, a cartografia não se limita aos mapas. Toda a representação do espaço com fins de navegação é de interesse para a cartografia: GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global), cartas náuticas, aerofotografias, globos terrestres, entre outros.
Sem a cartografia mais elementar não conseguiríamos nos orientar no mundo, ficaríamos perdidos e ou tenderíamos a ficar parados nas mesmas proximidades por toda a nossa vida ou vagaríamos sem rumo e provavelmente sem encontrar o nosso caminho de volta ao ponto original. Basta pensarmos em uma pessoa perdida na mata, sem GPS ou mapa, esse seria o destino da humanidade. Sem falar na dificuldade de traçar as fronteiras nacionais, divisões administrativas e outros sem auxílio das ferramentas cartográficas.
Para a cartografia escolar, que é ensinada como parte do conteúdo de geografia, geralmente os principais conceitos a serem entendidos são os seguintes:
Planisfério – É o mapa-mundi, em outras palavras, o mapa de todo o mundo, no qual a esfera terrestre precisa ser adaptada para uma superfície plana (a folha do mapa). Existem algumas formas de projeção para fazer essa adaptação:



Comentários

Postagens mais visitadas